@2022 - Fahmaioli | Todos os direitos reservados.
Esse mini curso responde estas perguntas. O Coolhunting que ensino acontece através de uma abordagem investigativa, cujo resultado são respostas concretas a problemas propostos.
A partir de agora você vai identificar as tendências comportamentais, culturais e projetuais que influenciam o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços em quaisquer setor. E que, importante, criam futuros possíveis!
Cool Hunting é uma ferramenta de marketing que estuda tendências futuras, de forma a poder antecipá-las, realizadas pelo Cool Hunter, também chamado de “caçador de tendências”. Esta técnica é baseada na "cult searcher", ou seja, uma abordagem sociológica que pode ocorrer tanto digitalmente, através de mídias sociais, blogs e navegação na web, ou diretamente fisicamente.
Algo legal, muito desejado e misterioso, o cool é um objeto social, não uma peculiaridade de um objeto, e é, portanto, “subjectivo e dinâmico”; portanto, a frieza varia de público para público e ao longo do tempo. E é desejável, claro, porque leva os outros a alcançá-lo, mas não é apenas e simplesmente “positivo”: traz consigo uma bagagem cheia de significado.
A visão de um Coolhunting è dada através de dois momentos: o moodbard e o Trend Report. Os mood boards são frequentemente utilizados nas indústrias de design: moda, interiores, gráficos, publicidade, etc. São uma forma de apresentar representações visuais de conceitos aos clientes. O Trend Report è mais profundo e geralmente compartilha vários cenários de futuro.
Partindo do ponto cultural territorial e de uma perspectiva histórica, analisamos os sinais das novas tendências projetuais e comportamentais, baseados na observação do comportamento humano e do Zeitgeist. Aqui conseguimos visualizar as metatrends, que causam as macrotrends, microtrends, trends e os movimentos que podem influenciar este grande cosmo.
Analisamos e coletamos informações online e offline juntamente com o coolhunting diário em uma cidade trendsetter, verificando os sinais das ruas, negócios, PDVs, para cruzar os dados com outros profissionais e obtermos uma acurada visão destas novas tendências. A Intuição aqui também è fundamental!
Do conceitual para o concreto, oferecemos um cenário, que auxilia a utilizar todo o material coletado focando no desenvolvimento de um produto, serviço ou nova coleção especificadas. Pode ser através de um Trend Report ou Moodboard. Atendemos empresas do mercado empresarial, editorial, moda, design, gastronomia, universitário, entre outras, nos idiomas Português, Italiano e Inglês.
São motores de mudança que emergem de vários drivers diferentes. Todas as trends são influenciadas pelas Metatrends (metatendências) e è por esta razão que a pesquisa e análise destas tornou-se o foco principal da minha observação do Zeitgeist.
Ela se aproxima um pouco da metafìsica, que busca dar uma explicação das causas primárias da realidade (trends) independentemente de quaisquer dados da experiência. E isso não se aplica apenas à Filosofia, podemos visualizar no tecido cultural de uma cidade trendsetter, como Milão.